sábado, 15 de janeiro de 2011

Bergen

Viagem de Oslo a Bergen

Fomos de Oslo para Bergen de Trem, uma viagem de cerca de 7 horas. O trem é bastante confortável, com tomadas para computador, lanchonete e, o mais importante de tudo, uma vista extraordinária passando pela janela.

Viajamos acompanhados por montanhas com picos de neve, pequenas cachoeiras descongelando, cidades minúsculas e charmosas, vales, rios e verde, muito verde.

Algumas fotos da janela do trem.



E a temperatura, em pleno verão norueguês!

Bergen

Bergen, fundada em 1070, é a segunda maior cidade da Noruega, com cerca de 250.000 habitantes. Não é tão pequena, mas as principais atividades podem ser facilmente percorridas a pé.

Durante o século XIV, Bergen fez parte da Liga Hanseática, uma aliança de cidades mercantis que estabeleceu e manteve um monopólio comercial sobre quase todo norte da Europa e Báltico, tornando Bergen um importante porto comercial ligado a outras cidades da Europa.

Apesar disso, os mercadores locais pagavam altas taxas à monarquia e aos controladores da Liga, e mesmo com o desenvolvimento do comércio, a riqueza não permanecia na cidade. Foi apenas após a II Guerra Mundial que Bergen deixou de ser um porto comercial e se tranformou na cidade desenvolvida que é hoje.

O meu guia, The Rough Guide to Norway, começa a descrever Bergen com a seguinte história:

Como não parava de chover desde que tinha chegado à cidade, uma turista parou um garoto local e perguntou se sempre chovia em Bergen. “Eu não sei”, o garoto respondeu, “eu tenho apenas 13 anos”. Logo depois o guia diz, explicando a piada, que em Bergen chove 260 dias por ano.

Desanimador, não é? Como pode ser conferido nas fotos abaixo, eu peguei um dos 105 dias de sol do ano!

Após deixarmos as malas no hotel, fomos direto para Bryggen. Ficamos num Best Western Hordaheimen, perto de Bryggen. Foi o mais caro e mais simples hotel que ficamos na viagem para toda a Escandinávia.
Bryggen é o porto de Bergen, onde se encontram as famosas casas coloridas de madeira, e de onde parte os cruzeiros e ferries. Como era fim de tarde, demos uma volta pelo porto todo, curtindo o pôr do sol, o céu azul royal e o reflexo avermelhado nas águas.

Fomos depois na região da rua Engen Vaskerveien, procurar um restaurante para jantarmos.

No dia seguinte, passamos pelo mercado de peixes de Bergen, Torget, e, virando na direção oposta a Bryggen, pegamos o funicular para o monte Floyen.

Essa atração é imperdível, a vista de Bergen e da baia é magnífica.



Como ainda tínhamos tempo até o horário do ferry para Stanvanger, andamos no lado do canal oposto a Bryggen. Fomos sem guia, apenas andando e curtindo a região. Para nossa surpresa, chegamos num belo parque, de onde temos mais uma bela vista da baía.

2 comentários:

  1. Lindo blog, lindas fotos! Noruega deve ser demais!

    ResponderExcluir
  2. Lucy,
    É linda mesmo, e o povo é culto e educadíssimo!
    abraços,
    Adriana

    ResponderExcluir