sábado, 19 de março de 2011

Château de Versailles

Como todo mundo que me conhece sabe que adoro a França e em especial Paris, os amigos que vão pela primeira vez para lá me pedem algumas dicas e sempre me perguntam se vale a pena ir para Versailles.

E eu sempre respondo que sim.

http://www.chateauversailles.fr/
Versailles é um subúrbio de Paris, e onde se encontra o Château de Versailles, sede da monarquia francesa e residência da família real durante o período de 1682 a 1789.

Fica muito perto de Paris, cerca de 20 quilômetros. Como quando fui estava com meu marido, minha mãe, minha sogra e uma tia, resolvi alugar um carro, mas você pode facilmente chegar até lá de trem ou de ônibus (veja no final do post).

Inicialmente era um pequeno castelo usado como lugar de caça pelo rei Louis XIII, mas foi reformado e ampliado em 1682 por seu filho, o rei Louis XIV.

Louis VIX então mudou toda a sede da monarquia do Louvre para Versailles, e se manteve assim até o reinado de Louis XVI, quando a Revolução Francesa invadiu o château, obrigando todos a se retirarem. A Revolução culminou com o fim da monarquia absolutista na França, e a decapitação do rei, da rainha Marie Antoinette e dos principais membros da corte francesa.

A visita ao Château de Versailles se divide em duas partes, com ingressos vendidos separados: o Castelo e seus famosos jardins, e o Trianon e o Domaine de Marie Antoinette.

A visita às três partes requer praticamente o dia inteiro, o que é um pouco cansativo para mim. Prefiro visitar o castelo e os jardins com calma. Como todo mundo do meu grupinho acorda cedo, chegamos em Versailles na primeira hora, às 9 horas, e ficamos até as 13. Como estávamos de carro, seguimos viagem para Giverny, uma cidade ali pertinho e que vou falar no próximo post.

O castelo mantém todo o luxo daqueles tempos gloriosos, com destaque especial para:
- os grandes apartamentos do rei;
- os grandes apartamentos da rainha;
- galeria dos espelhos, onde aconteciam os grandes bailes e recepções;
- a capela de Versailles;  
La Chapelle (A Capela)
a cama de Marie Antoinette
um simples corredor
a cama de Louis XVI
A Galeria dos Espelhos
E os maravilhosos jardins de Versailles:



O Trianon é um pequeno palácio construído com mármore rosa e foi o refúgio de Louis XIV. Já o Domaine de Marie Antoinette é o local onde Marie Antoinette promovia festas, concertos e peças teatrais, e engloba o Petit Trianon e o Hameau.

Vendo todo o luxo e conforto em que vivia a monarquia em Versailles, e pensando na fome que o resto da população, dá para entender perfeitamente as causas da Revolução Francesa e o ódio da população pela monarquia.

Como chegar em Versailles de Paris:

Tem várias maneiras:

1) Excursão: A mais cômoda delas, e para mim a mais chata, é ir numa excursão organizada por inúmeras empresas de turismo de Paris. Normalmente em qualquer hotel tem informação ou catálogo sobre essas empresas.

2) Trem - vou copiar a orientação do excelente blog Conexão Paris, por três alternativas diferentes:
a) Da estação ferroviária Paris Montparnasse até a estação Versailles Chantiers.
b) Da estação Paris Saint Lazare até a estação de Versailles que se chama Versailles Rive Droite.
c) Das estações do metrô onde passa o RER C, o trem de periferia que circula também no interior da cidade. O RER C para em duas estações de Versailles, Versailles Chantiers e Versailles Rive Gauche.

A escolha depende da região onde você se encontra em Paris. A estação de Versailles mais próxima do castelo é Versailles Rive Gauche. Certos trens possuem como parada final Versailles, outros outra cidade. Esclareço isto porque você deve verificar se está procurando um trem com destino final Versailles ou Chartres. Para o RER C mesmo cenário. Dependendo da hora a parada final é Versailles ou Saint Quentin en Yvelines.

3) Alugar um carro, a opção que escolhi, por ser a mais cômoda para minhas 3 meninas, não queria fazê-las andar muito nem ficar muito de pé, e por nos dar um pouco mais de liberdade de horário. Em toda a viagem com elas, não quis montar horários rígidos nem nada definido. O plano era apenas seguir o rítmo que quiséssemos, mas quando acabamos de ver o château e os jardins, perguntei se queria ver os outros dois prédios e elas não quiseram. Como tinha visto que Giverny não era longe, minha sugestão foi aceita na hora e deu absolutamente tudo certo!

Ladurée em Versailles

Para quem conhece ou leu meu post Onde Comer em Paris, tem uma pequena loja da Ladurée no Château, o que torna a viagem mais perfeita ainda.

Uma pequena observação

Château de Versailles, que significa Castelo de Versailles, se pronuncia "xatô de versai".

2 comentários:

  1. Vou para Paris no próximo mes, e estou gostando muito do blog. Parabéns!
    Ariadne

    ResponderExcluir
  2. Ariadne,
    Obrigada! Volte sempre.
    Abraços,
    Adriana

    ResponderExcluir