sexta-feira, 25 de março de 2011

Rota Romântica na Alemanha


Castelos, cidades medievais, rios e lagos extremamente bucólicos, uma paisagem que oscila entre pequenas e bem cuidadas propriedades rurais e impressionantes montanhas dos Alpes.

Esse é o cenário de sonho que encontrei nos 350 quilômetros que formam a Rota Romântica da Alemanha, entre as cidades de Würzburg e Füssen, na fronteira com a Áustria.

Algumas vezes a estrada vira uma ruazinha estreita e vc passa no meio de uma cidadezinha. É tudo tão limpo e bonito que até parece falso, uma Disneylandia.

No final da rota, nos últimos 50 km, começam os Alpes.

Eu tinha lido isso e criei um cenário de sonho na minha cabeça, achei que ia me decepcionar, mas é impossível.

A mudança é sutil, começam algumas montanhas pequenas, verdes, e você até acha que não vai ser nada demais. De repente, surge uma montanha ao fundo com neve no topo, depois várias. É de tirar o fôlego.
São 27 cidades ao longo da rota, mas muitas são bem pequenas e vale só passar de carro e olhar. As que merecem mais atenção são: Wurzburg, Weikersheim, Rothenburg o.d.T, Donauworth, Landsberg am Lech e Fussen. 
A Rota Romântica, “Romantische Straße” em alemão, foi um nome criado por volta de 1950, numa tentativa de marketing para atrair turistas para a Alemanha e mostrar que o país não era somente guerra e destruição.

Experimentando os primeiros sinais do desenvolvimento econômico no período pós guerra, o principal objetivo era atrair turistas americanos e seus soldados, ainda fortemente presentes no país.

A tentativa definitivamente funcionou, e a Romantische Straße é atualmente um destinos turísticos mais procurados da Alemanha.

Eu percorri o caminho todo de carro em 3 dias, numa das melhores viagens que já fiz.

A rota é super bem sinalizada e de fácil acesso, com placas indicando o caminho. Na única vez que ficamos em dúvida, numa bifurcação, e um senhor alemão muito educado se ofereceu para nos guiar até a entrada da cidadezinha que procurávamos, indo na frente com seu carro. Ele podia apenas ter nos indicado à esquerda, e ficamos encantados com sua atenção.

Esse foi outro ponto alto da viagem, conhecer um povo educado, que respeita horários e sinais de trânsito, que prima pela organização em detalhes que nós brasileiros nem conseguimos imaginar, e torna a vida de turistas estrangeiros extremamente fácil.



Como não tinha idéia do tempo que ficaria em cada cidade, não quis fazer reserva em nenhum hotel e confiei totalmente na excelente estrutura e organização do povo alemão.

O site de turismo oficial (https://www.romantischestrasse.de/) traz uma lista de todas as opções de hotel e albergue nas cidades da rota, com endereço, telefone e faixa de preço.

Imprimi a lista e levei comigo, e tudo funcionou perfeitamente. Para não correr risco de ficar sem “teto”, adotei a única regra de sempre dormir na cidade em que eu estivesse por volta das 18 horas.

87 comentários:

  1. Oi! Estou indo com meu esposo na sexta-feira para Frankfurt e temos o objetivo de percorrer toda a Rota Romântica. E quais cidades vale a pena parar e dormir? Alguma dica de hotel?

    ResponderExcluir
  2. Oi Branca,
    Eu dormi em Wurzburg, Augsburg e Schwangau, mas foi totalmente sem planejar.
    Wurzburg é a primeira cidade da Rota, mas tínhamos chegado um pouco tarde lá. Augsburg é uma cidade maior, e só conseguimos no terceiro hotel que tentamos. Pode ter sido azar, mas não aconselho. Nas cidades menores, tudo é mais fácil. E se não tiver vaga, é só ir para outra cidadezinha perto.
    Schwangau também é pequena, uma graça de cidade.
    Se vc for precavida, entre no site da Rota (https://www.romantischestrasse.de/showpage.php). Se quiser, tem o menu em português (procure a bandeira de Portugal, a última a direita). Do lado esquerdo, em Experiencias, clic em acomodações, escolha todas as cidades e o tipo de lugar que quer ficar (hotel, spa, casa de família) e terá a lista de todos os hotéis nas cidades da Rota.
    Pode escolher por preço, número de estrelas, etc.
    Eu nao reservei, mas levei a lista comigo. Quando parava numa cidade que ia dormir, olhava a lista e escolhia o que encaixava no meu orçamento.
    Me avise se precisar de ajuda.
    Um abraço e boa viagem,
    Adriana

    ResponderExcluir
  3. Seguramente seu post é o melhor e mais completo sobre a Rota. Muito obrigado já de antemão. Vc foi percorrendo a rota na "ida" e na volta veio por alguma via expressa?
    Parabéns pelo blog pelos posts e pela atenção.

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcelo,

    Obrigada! Eu gostei tanto dessa viagem, e escrever esses posts foi uma maneira de relembrar.

    Eu fui seguindo sempre em frente. Peguei o carro em Frankfurt, fiz a rota toda. Do final da Rota, em Füssen, fui para Insbruck, na Austria, e de lá para Munich, onde devolvi o carro.

    Você vai chegar e sair por onde?

    Abraços,

    Adriana

    ResponderExcluir
  5. Amigo, qual a época do ano que vc fez a rota ? Eu estou indo pra Frankfurt no dia 06/11 e devo fazer o mesmo roteiro seu, passando por Insbruck e Munique. Gostaria de saber sobre neve na estrada, temperatura, etc, nesta época do ano. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  6. Desculpa, errei a data da ida: vou dia 06/04/2012 e começo a rota no dia 08/04/2012...

    ResponderExcluir
  7. Eu fui em abril, já não estava mais frio.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  8. Oi Adriana.

    Eu e minha noiva pretendemos ir em Abril/2012. Ela fala alemão, e sendo essa nossa primeira viagem internacional, ficamos um pouco preocupados. É tranquilo irmos por conta própria? A Rota Romântica é fácil de se achar partindo de Würzburg? E as cidades, são fáceis de se achar? Outra coisa, as cidades tem horário, tipo, para jantar?

    Sds.
    Luiz

    ResponderExcluir
  9. Oi

    Sem falar alemao foi uma das melhores viagens que fiz, imagina falando! Eh muito tranquilo.

    O povo alemao eh extremamente educado, organizado e correto, o que por si so facilita e muito a vida de um viajante estrangeiro. A Rota Romantica eh muito bem sinalizada, nao precisa se preocupar.

    Quando eu fui, GPS nao era ago tao comum, e eu nao tive nenhum problema. Apesar disso, aconselho a alugar um ou comprar (dependendo do numero de dais fica mais barato comprar), porque te da mais liberdade para procurar hotel ou decidir se vai para a proxima cidade ou se para.

    As cidades tem horario sim. O comercio fecha cedo, nao lembro se as 5 ou as 6 horas. E fecha em ponto rsrsrsrs. Restaurantes fecha mais tarde, claro, mas em cidades pequenas fecha sim, entao eh bom se informar no hotel.

    E hotel fica aberto.

    Ai que vontade de ir junto! Bom, se tiver mais alguma duvida, volte aqui.

    Abracos,

    Adriana

    ResponderExcluir
  10. Olá ! Achei super legal as suas orientações, me foram muito úteis.!!
    vou fazer a rota romantica em maio.Vamos sair de Frankfurt e fazer o roteiro que vc fez. Faremos em 8 dias - de wurzburg a munique.Pernoites :wurzburg -1, rothenburg-2, Donau -1,Landsberg- 1, Schwangau- 1, Munique 2.A minha preocupação é alugar um carro.Chegaremos + ou - 15.00h , saindo de sp- 11 horas de viagem !! É fácil (ou complicado) sair do aeroporto de Frankfurt para Wurzburg ?É tranquilo usar um serviço de transfer oferecido no aeroporto ?
    muito obrigada!

    ResponderExcluir
  11. oi...estarei indo em Maio com meu noivo e pretendemos fazer a rota romantica, como nenhum de nós falamos alemão queríamos um mapa detalhado com as estradas e ruas das cidades que fazem o roteiro..todos os mapas que encontramos são muito genericos e temos o receio de acabarmos não conseguindo fazer todo o roteiro temos opção de fazer o roteiro a partir de Praga...ficaria grata se pudesse nos ajudar.

    ResponderExcluir
  12. Reserve o carro ja do Brasil, para nao correr o risco de nao ter carro ou nao ter o que vc quer.
    Vc chegar no aeroporto de Frankfurt, certo? Nao esqueca de reserver a loja do aeroporto tambem.
    A ida de Frankfurt para Wurzburg eh muito tranquila, mas alugue tb um GPS.
    Eu nao usei transfer, seria para onde? Se for para Wurzburg, realmente acho que nao precisa.
    Fique tranquila quanto ao caminho, realmente eh facil! Quando eu fui, comprei um mapa das estradas alemas em Frankfurt. Talvez voce ache em alguma livraria aqui no Brasil, mas vc ainda tem tempo de encomendar pela amazon, por exemplo, caso nao encontre aqui.
    Me diga se eu posse ajudar em alguma mais.
    Abracos,
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou providenciar o mapa !
      Muito obrigada pela atenção e presteza !
      Abraços

      Excluir
  13. olá estou indo para a rota romantica em fins de maio, não percebi " Não esqueça de reservar a loja do aeroporto tb" gostava que me explicasse o que é isso porque carro já alugamos
    muito obrigada
    Maria

    ResponderExcluir
  14. Desde já obrigada e gostava de saber como posso comprar os bilhetes para a entradas dos castelos pela net.
    brigada

    ResponderExcluir
  15. Acho que eu nao me expressei direito. O que eu quis dizer eh para vc reservar o carro com antecedencia. Entendi que vc vai chegar no aeroporto, certo? Entao reserve o carro para retirada na loja do aeroporto.
    Parece obvio, mas ja vi algumas pessoas sem reserva nao encontrarem mais nada.
    Abracos,
    Adriana
    Ps. Que vontade de ir junto! :)

    ResponderExcluir
  16. Vixe... Agora vc me pegou, porque nao fiz reserva nenhuma de entradas para castelos ou museus.

    E queria ficar meio livre quanto ao roteiro, entao nem pensei nisso, mas so enfrentei um pouco de fila no ultimo castelo, Neuschwanstein.

    Mesmo assim, nao me atrapalhou em nada, porque fiquei andando em volta do castelo, apreciando a paisagem e nem senti a espera.

    ResponderExcluir
  17. Olá, boa tarde.
    Estamos planejando uma viagem para a Europa esse ano.
    Ano passado rodamos 2800 km pelo interior da França e foi espetacular ir de carro, em cada cidadezinha, lugarejos lindos. Foi tudo muito bom.
    A Rota Romântica não estava em nosso programa, mas lendo seu blog, ficamos empolgados. Acho que vamos mudar o roteiro.
    Iremos em julho/12. Queremos ir a Áustria, seria legal devolver o carro lá ou última cidade da Alemanha e depois ir de trem ou ônibus para Viena? O que vc acha? Não falo uma palavra em alemão. No interior eles falam inglês?
    Um abraço e obrigado pelas dicas de seu blog.
    Cláudio e Bete

    ResponderExcluir
  18. Oi Claudio e Bete,
    Eu devolvi o carro em Munich e fui de trem para Vienna. Fiz isso porque normalmente tem uma taxa bem alta para devolver o carro em outro país e achei que não valia a pena.
    Também não falo nada de alemão, mas não tive problema nenhum.
    A maioria dos alemães falam inglês muito bem. Num posto de gasolina, encontrei um alemão que não falava nada de inglês, mas ele foi tão atencioso, que nem precisou. E com gestos e fotos, me explicou como pagar e como chegar numa cidade que eu queria.
    Pode ir tranquilo!
    Boa viagem!
    Abraços,
    Adriana

    ResponderExcluir
  19. Artein,

    Estou querendo ir aos castelos a partir de munich, bate e volta. E no outro dia cedo, sairei de munich com destino a frankfurt, minha ultima cidade. EStou pensando, nesta situação, em dedicar um dia a fazer um trajeto, dormindo em alguma cidade ate´chegar em frankfurt, o que acha?

    ResponderExcluir
  20. Diogo,
    Se vc vai voltar de Munich para Frankfurt, porque em vez de fazer o bate-volta, ja nao comeca a viagem no dia em que esta reservando para os castelos?
    Em vez de voltar para Munique, vc faz a viagem no sentido contrario ao que eu fiz.
    Assim, vc faz a rota com mais calma.
    Abracos,
    Adriana

    ResponderExcluir
  21. Pois é, Adriana,
    É que tenho dois objetivos destintos, um é conhecer o castelo, e o outro é percorrer por uma autobahn. E pelo que eu entendi, na rota romântica não há autobahn. Certo?

    Meu planejamento a principio está assim:
    5 noites em munich e 2 noites em frankfurt, de onde voltarei ao Brasil.

    O que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogo,
      Hum... Entendi! Entao vc esta completamente certo. Eu dirigi na Autoban de Insbruck para Munich, eh muito legal! A gente fica meio receoso no comeco, mas logo vc ve passar um carro muito rapido, depois outro. Muito bom mesmo!

      E dessas 5 noites vc vai fazer um bate-volta para os castelos, eh isso? Se for, acho perfeito, porque 4 dais em Munich da para ver muita coisa.

      Frankfurt eu nao conheco, so de passagem. Eh uma cidade grande, com alguns lugares bem bonitos, mas um pouco industrial, entao 2 dias me parecem muito legais.

      Ah! Eu lembro que tie de comprar um selo para pedagio que colei no parabrisa, para andar na Autoban. Nao sei se foi o trecho especifico que eu percorri, mas vc pode perguntar na locadora.

      Muito legal sua viagem!

      Excluir
  22. Assim..

    Como há a necessidade de voltarmos ao Brasil por Frankfurt, então tivemos este contratempo, ai aproveitaremos duas noites para conhecer lá.

    Já em munich, sobrariam 5 noites, ou "6" dias. Nisso, o que pensamos:
    3 dias inteiros em munich, no ultimo dia partiriiamos para a região dos castelos, e voltaríamos, passando a noite em munich. No outro dia, sairemos de munich, faríamos um pedaço da rota romântica (preciso saber as melhores cidades) dormiriamos em alguma destas cidades, e no outro dia, partida para frankfurt.

    É esta a minha proposta.

    Que tal?

    O que você acha?

    ResponderExcluir
  23. Boa noite, por gentileza, alguém sabe informar qual a empresa de locação de veículos mais em conta na Alemanha,
    Retirando em Frankfurt e devolvendo em Munique.
    Agradeço,
    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduardo,
      Eu aluguei pela Avis na época, no total era a que mais valia a pena. Mas isso muda muito... eu normalmente entro num site tipo www.expedia.com ou www.tripadvisor.com e coto o período e tipo de carro que eu quero, e o site já mostra várias opções.
      Fica mais fácil comparar.
      Abraços,
      Adriana

      Excluir
  24. Oi Adriana!

    De todas as informações que estou coletando seu blog foi o que me deu mais conforto e segurança, tenho 15 dias agora em maio e pretendo fazer este roteiro mais Innsbruck e Salzburg, começando por Frankfurt e voltando por Munich, vc poderia me ajudar a dividir os dias por cidades? Sendo que não pretendo ficar em Frankfurt, só se for necessario... Muito obrigado. Vasco

    ResponderExcluir
  25. Vasco,
    Sugerir datas é sempre subjetivo, mas vamos lá.

    Eu sou da opinião que tem um mínimo de dias para ficar num lugar e conhecer de maneira decente, mas que em muitos lugares nunca tem um máximo.

    Então estou falando do meu mínimo de dias, tá?

    Acho que a rota romantica vale pelo menos 3 dias, se quiser fazer com calma e curtir.

    Innsbruck não vai ter neve nessa época, então é só conhecer a cidade, que é uma graça, mas acho que um dia é suficiente (aconselho a dormir lá, para não ficar muita correria). Salzburg eu não conheço, mas acho que 1 dia inteiro também é válido.

    Munich uns 3 ou 4.

    Descontando um dia de ida e um dia de volta, ainda sobra alguns. Você já pensou em ir para Viena? É uma linda cidade e e fica mais ou menos na mesma rota...

    Abraços,

    Adriana

    ResponderExcluir
  26. Oi! Obrigada pelas dicas valiosas!

    Como vi que muita gente aqui está indo/foi em maio - e eu também!, poderia dar uma ideia de como está o clima em maio na região da Rota Romântica e também Munique e Innsbruck? Será que em Innsbruck não tem neve nem lá no alto do Nordkette? Nem em Zugspitze, na Alemanha? Vou passar uns dias por lá também numa extrema força de vontade de ver neve pela primeira vez!
    E quanto aos outros lugares mencionados, é preciso agasalho ou uma calça jeans e camiseta dão conta de dia?

    Um abraço,

    Priscila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pris,
      Maio eh otimo, mas eh sempre bom levar um casaco. As manhas e noites sao frias, e se chover, tende a esfriar tambem.
      Agora, o seu desejo de ver neve sera totalmente realizado. Nos Alpes, os picos tem neve eterna, eh uma paisagem de tirar o folego!
      E, talvez ainda tenha um pouco de neve em lugares que vc vai passar durante sua viagem.
      Boa viagem!
      Abracos,
      Adriana

      Excluir
  27. Adriana,
    Muito bom...
    Adoramos as suas dicas e seu "bate - responde". Tambem iremos no final maio e teremos 10 dias "soltos" tipo easy rider. Onde poderemos comprar o selo de pedágio na Alemanha, uma vez que pegaremos nosso carro em Veneza(IT)? Voce recomendaria algum restaurante ou alguma comida em especial da região?
    obrigada,
    Soeli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soeli,
      Nós compramos num posto de gasolina normal, no caixa. Então acho que vocês não terão problema nenhum em encontrar.
      Qual o roteiro que vocês vão fazer?
      Abraços,
      Adriana

      Excluir
    2. Sairemos de Veneza de carro em direçao a Salzburg.De la iremos para Wurzburg para descermos até Fussen. Pensamos tambem ir a Munique´pois teremos 10 dias para explorar a região.Devolveremos o carro em Veneza. Esta é a "espinha dorsal" de nosso roteiro.Dicas e sugestoes serão sempre bem-vindas.Tem dicas de comida da regiâo?
      Grata,
      Soeli

      Excluir
    3. Soeli,

      O roteiro está bárbaro! É uma região lindíssima, você vai se apaixonar.

      Infelizmente não tenho dicas especiais de restaurantes, porque parávamos nos que nos pareciam simpáticos (e nos que tinha mais gente). Não me arrependi de nenhum, então fiquei com a impressão que você só precisa decidir o tipo de comida, se alemã, italiana, francesa.

      Espero que você curta bastante!

      Boa viagem,

      Adriana

      Excluir
  28. Oi Adriana,
    Estou ha 15 dias pela Europa e termino a viagem pela rota romantica, porem comecando por Fussen ate Frankfurt. Tem algum inconveniente nesta inversao?? E esta rota, tem pedagios??
    Agradeco desde ja qq informacao
    Felipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe,
      Inconveniente nenhum! Tanto faz o sentido, você vai passar por cidades lindas!
      Eu só paguei pedágio na Autoban. Para a Rota você passa por estradas menores, algumas vezes virando até uma rua que corta um vilarejo.
      Não paguei pedágio em nenhum trecho.
      Que vontade de ir de novo! Curta um pouco por mim.
      Abraços e boa viagem!

      Adriana

      Excluir
  29. Bom dia.... Pretendo fazer a Rota Romantica em setembro de 2013 com minha esposa... Por questões de tempo e logística começarei a visita a partir de Rothenburg, embora comece a rota por Wurzburg... Estarei saindo de Frankfurt... Existem placas indicando a rota só a partir de Wurzburg? De Frankfurt até lá o gps tem indicações de como chegar à rota? Obrigado pela atenção e parabéns pelo blog
    Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernando,
      Viajei com GPS por várias cidadezinhas da Europa, e sempre encontrei todas, mesmo as muito pequenas. Se você estiver com GPS, não terá problema nenhum.
      De qualquer maneira, quando quero fazer algum caminho diferente, olho também no Google Maps e imprimo o roteiro que quero. Seguro morreu de velho, né?
      Abraços e boa viagem!
      Adriana

      Excluir
  30. Querida Adriana.. Adorei tudo que vc postou ... Estou encantada!!
    Eu, meu marido meus 2 filhos adolescentes iremos para Alemanha de 12 a 27 de julho 2012... Chegaremos em Frankfurt onde alugaremos um carro e voltaremos de lá tbm para o Brasil
    Saindo de Frankfurt descendo ate Munique passando por Viena e Praga , Berlin e voltando a Frankfurt eu passo em lugares legais? Essa Rota fica neste trajeto?? Vc poderia me dar dicas saindo de Frankfurt passando por essas cidades que mencionei quais cidades eu paro para conhecer? Estou perdida no mapa ... Vc acha que acho hotel nessas cidadezinhas nesta epoca sem reserva pois nao tenho ideia de onde ficar?
    Por Favor me ajude... Agradeço demais
    Cláudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia,
      Desculpa, fiquei um tempo sem vir aqui. De Frankfurt a Munique vc pode passar sim por uma dessas cidades, dependendo da estrada que você escolha.
      As cidades são bem proximas uma das outras, então se você não achar hotel numa cidade, consegue chegar na próxima em menos de meia hora.
      Espero que ainda tenha dado tempo :)
      Boa viagem!
      Abraços,
      Adriana

      Excluir
  31. Oi Adriana , te mandei um comentário e não obtive resposta ... vc recebeu?
    Obrigada
    Cláudia

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Oi Adriana, parabéns pelo seu blog. Gostaria de mostrar meu roteiro de viagem e saber sua opinião. Desde já agradeço, Rodrigo.


    5/6 – Chegada em Frankfurt - noite em Wurzburg (começo da rota romântica) - de carro
    Rota romântica 245 km
    6/7 Augusburg (no meio da rota romântica)
    Até o fim da rota romântica 107 km + + 130 até Munich (Autoban UHUUU!!!)
    7/8 Munich
    Dia para conhecer Munich (Dachau)
    8/9 Munich
    Dia para conhecer Munich
    9/10 Munich
    Dia para conhecer Munich
    10/11 Viena
    5h - Dia para conhecer Viena
    11/12 Viena
    Dia para conhecer Viena
    12/13 Viena
    Dia para conhecer Viena
    13/14 Viena
    5h - Dia para conhecer Praga
    14/15 Praga
    Dia para conhecer Praga
    15/16 Praga
    Dia para conhecer Praga
    16/17 Praga
    (5h até Berlim)
    17/18 Berlim
    18/19 Berlim
    19/20 Berlim
    20/21 Berlim
    21/22 Berlim –
    5h até Frankfurt
    22/23 Frankfurt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo,

      Eu acho que está legal sim. E acho que está adequado o número de dias em cada lugar, são cidades lindas!

      Eu gosto de fazer viagens de carro, então sou totalmente a favor.

      Abraços,

      Adriana

      Excluir
  34. Oi Adriana,
    parabéns pelo blog.
    Estou indo em setembro fazer a rota romântica de bike (vide www.sampabikers.com.br) de Rothenburg até Fussen...
    Como faço para comprar um chip para o meu iphone4? é tranquilo? vc sugere alguma operadora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que perdi a data da resposta para a pessoa que perguntou, mas fica aqui mesmo em atraso.
      Já comprei um chip em Roma e foi absolutamente tranquilo. Imagino que no resto da Europa encontremos a mesma facilidade.
      Abraços,
      Adriana

      Excluir
  35. Olá, Adriana, adorei o site!!! Estamos indo a família toda (eu, meu marido, pai, mãe, avô, irmã e filhos) para a Europa no fim do ano(eu sei que estará muito frio, mas vamos curtir o lado neve da Europa) e reservamos 3 dias para passarmos em Munich. Como não queremos dirigir na neve, faremos todos os trajetos de trem. Queríamos muito conhecer a rota romantica toda, mas será impossível. Vc poderia nos informar umas 2 ou 3 cidades que poderemos fazer de trem e que seja em 1 dia apenas? Obrigada. Marie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marie, eu sugiro vocês conhecerem Fussen e visitar o castelo, mas acho que não será tão prazerosa a viagem para as outras cidades da rota no frio. Com neve eu iria também para Insbruck, que fica na Austria, mas não muito longe de Munich.
      Abraços,
      Adriana

      Excluir
  36. Aurea - 17/09/12 às 10:00

    Vou começar a rota romantica, saindo de Frankfurt dia 30/12. Gostaria de sugestões onde passar o reveillon/13. Tenho disponível 5 dias e terminarei em Munich e em seguida irei para Itália.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aurea,
      Não sei como é o Reveillon nas cidades da Rota, mas a maioria são cidades muito pequenas. Se você quer fazer alguma coisa especial, talvez seja melhor parar em Augsburg, que é um pouco maior.
      Abraços,
      Adriana

      Excluir
  37. Vou com meu marido em novembro para a Alemanha. Passaremos 12dias ao todo. Temos em mente inicar a Rota Romantica por Frankfurt, onde ficaremos cerca de dois dias para conhecer, até Fussen e voltar pela Floresta Negra para conhecer um pouco da rota dos relogios. Temos a intenção de conhecer Berlim também, sem passar mais que 3 dias. Munique só se dé tempo. Vc acha que vai dá tempo? Vamos congelar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuela,
      Deixaria Berlim para uma outra ocasião, porque fica um pouco distante e você perderia tempo no trajeto. Já Munique fica mais próxima do fim da Rota Romantica, então incluiria nessa viagem.
      Quanto ao frio, você tem de ir preparada e bem agasalhada, mas jamais deixaria de viajar por causa disso :)
      Abraços,
      Adriana

      Excluir
  38. Oi Adriana,
    Estou montando a logística da nossa viagem 2013 e acabei de incluir a Rota Romântica no roteiro, só que no sentido inverso, Innsbruck/Füssen/Würzburg.

    Queremos fazer 100% de carro um giro pela Europa, entre a segunda quinzena de abril e o final de julho e que no planejamento está dando 88 dias.

    A idéia é: Madrid/Barcelona/Provence/Cannes/Nice/Monaco/Genova/Firenze/Roma/San Marino/Veneza/Bologna/Milano/Geneve/Lausanne/Zurich/Vaduz/Innsbruck/Rota Romantica/Stuttgart/Frankfurt/Dusseldorf/Holanda e Bélgica (a detalhar)/Inglaterra (a detalhar)/Paris/Vale do Loires/Bordeaux/Bilbao/Oviedo/Santiago de Compostela/Vigo/Porto/Lisboa/Sevilha/Cádiz/Gilbratar/Casablanca/Marrakech/Málaga/Murcia/Valencia/Madrid.

    Qual a sua opinião quanto a comprar um carro (pouco) usado, tipo Land Rover ou outra SUV, para fazer esse roteiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola amigos peco licenca para algumas duvidas se puderem me ajudar muito obrigado
      saio de colonia e de devolvo o carro em munich sao 3 dias para fazer a rota e apertado mas nao tem outro jeito
      alguem precisou de carteira internacional para retirar o veiculo na locadora? no meu caso a hertz
      em relacao ao pedagio existe um pedagio como aqui ou se compra um selo e se cola no vidro ? vende no posto de gasolina nao ? quanto custa ?
      muito obrigado pela ajuda e boa sorte a todos e se alguem souber de mais alguma dica e so falar

      Excluir
    2. Ricardo,
      Veja opções de leasing, porque você pode devolver o carro no final e pode sair mais barato que o aluguel. Eu acho uma excelente ideia, ainda mais para a quantidade de dias que você vai fazer.
      Abraços,
      Adriana

      Excluir
    3. Joao,
      Eu nunca precisei apresentar carteira internacional para alugar carro, mas você pode fazer a reserva por alguma empresa que também existe no Brasil e confirmar.
      Aliás até sugiro fazer a reserva antes, para não correr o risco de não encontrar o carro que você quer.
      Quanto ao pedágio, você compra num posto de gasolina e cola no vidro, bem prático. Só não estou atualizada sobre o valor :).
      Abraços,
      Adriana

      Excluir
  39. Olá, Adriana!

    Pretendo fazer a Rota em dezembro/Janeiro. Vc acha que terei dificuldades nas estradas, devido à neve?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela,
      O governo alemão cuida bem das estradas, que são constantemente limpas e em condições de trafegar. Acho que você não terá nenhum problema.
      Abraços,
      Adriana

      Excluir
  40. Bom dia, Adriana...
    Muito interessante e elucidadtivo seu blog... Estarei indo ano que vem com minha esposa para a Alemanha e faremos a rota romântica em 5 dias, incluindo uma visita a Innsbruck... Embora vá alugar um gps, acredito que ele me mandará palas estradas mais rápidas... Então, a partir de Würzburg devo seguir as placas da estrada romântica... Existe algum número nessa estrada, tipo A7 0u B13, por exemplo?
    Muito obrigado pela atenção,
    Fernando De Luca

    ResponderExcluir
  41. Oi Fernando,
    Não existe um número, porque a rota é um conjunto de pequenas estradas vicinais, mas tem sempre uma placa indicando "Romantische Strasse" (veja a primeira foto desse post).
    E normalmente o GPS pergunta se vc quer ir por estradas principais ou se vc quer evitar estradas com pedágios. Escolha sempre a segunda opção, porque ai ele vai te indicar estradas vicinais e não as principais.
    E boa viagem!
    Abraços,
    Adriana

    ResponderExcluir
  42. Adriana,

    Adoramos seu blog.
    Meu marido vai para uma feira em outubro de 2013 em Frankfurt, e eu me encontrarei com ele e depois teremos 8 dias, sendo que no ultimo temos que estar em Frankfurt para pegar o voo de volta.
    O que voc sugere para nós?
    Gostamos da idéia da rota romantica, munique e innsbruck. Fiquei curiosa com a historia dos castelos.. Voce acha que da tempo?
    um abraco
    Alice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice,
      Dá tempo sim. Essa viagem é fantástica e eu tenho certeza que vocês vão gostar.
      Abraços,
      Adriana

      Excluir
  43. Tudo bem Adriana! Vc foi até o Vale do Tirol na Austria? Estive vendo esta rota e, me parece muito bonita tbém. Estou com viagem marcada para Frankfurt para Abril/13, são só dez dias, e gostaria de algumas dicas e se vale a pena ir até o Vale Tirol. Obrigada!
    Ester

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ester,
      Não conheço o Vale do Tirol, infelizmente! Mas procurei as fotos no Google e me pareceu um lugar lindo (o que deve ser mesmo, porque a região toda ali é fantástica!).
      Abraços,
      Adriana

      Excluir
  44. Adriana, parabéns pelo seu blog. Irei em setembro para Alemanha e terei 2 dias para a rota romântica. Por isso, quais cidades e passeios/ castelos achas imperdível? Onde seria melhor para pernoitar? Faremos o sentido Frankfurt/ Munique. Desde já agradeço pelas informações. Rossana

    ResponderExcluir
  45. Rossana,

    Imperdível mesmo é o Castelo Neuschwanstein, que fica no final da rota. Apesar de ter de percorrer a rota inteira para chegar nele, vale muito a pena. E, se vc tem dois dias, dá bem para fazer porque afinal são apenas 350km.

    Se você for fazer a rota para chegar ao castelo, pare nas cidades que achar mais bonitas. As minhas preferidas são Wurzburg, Rothenburg o.d.T e Landsberg am Lech.

    Hospedagem acho melhor vc escolher a cidade em que estiver por volta das 5 horas da tarde. E aí vai depender da velocidade em que vocês estiverem percorrendo a rota.

    Abraços,

    Adriana

    ResponderExcluir
  46. Olá Adriana!
    PArabéns pelo seu blog! Fantástico e muito didático! Estou recomendando geral!
    Vou com minha esposa para Alemanha e adjacências em maio/junho.
    Chegamos em Frankfurt e pensamos em descer de carro pela Rota Romântica, em 3 dias, até Munique. Pensamos em ficar por lá 2 dias e depois fazer as cidades imperiais: Budapeste (3 dias), Viena (3 dias) e Praga (3 dias) e chegar em Berlim (4 dias). O que acha desse roteiro? Vc tem alguma sugestão para o trajeto Munique - Budapeste? Os resto pensamos em trem mesmo.
    Algum ponto importante próximo desse caminho que é imperdível?
    Obrigado desde já!
    Abraço
    Renato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renato,
      Eu infelizmente não conheço Budapeste. Acho que você é que vai ter de me dar dicas!
      Espero que faça uma excelente viagem!
      Abraços,
      Adriana

      Excluir
  47. Adriana, estou encantada com suas dicas!
    Estou indo daqui um mês com destino final p/ Gierle, interior da Bélgica, onde já morei.
    teremos 10 dias, antes de ir p/ lá. Chegaremos em Frankfurt, onde já fizemos reserva p/ pernoitar e pegar um carro na manhã seguinte, com destino p/ Rota Romantica e depois estamos pensando, em ir p/ França, na região da Alsácia. Vc conhece? Tem alguma dica, blogs, p/ indicar?
    Foi em algum vinhedo nessa região?
    Acha que devemos fazer toda Rota Romantica primeiramente e depois seguir p/ outra rota, intercalar, ou tem alguma outra sugestão?
    Estou super em cima da hora e esta será uma viagem, sem planejamento anterior, infelizmente por falta de tempo.
    Agradeço desde já!

    daniela e fábio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela e Fabio,
      Vocês conhecem o blog Conexão Paris? É um dos melhores blogs sobre Paris e tem várias dicas também da França.
      Se vocês vão descer em Frankfurt, fica perto da Rota Romantica, entãõ pode fazê-la primeiro que a logística ajuda.
      E não fui em nenhum vinhedo... se você for, volta aqui para contar!
      Abraços,
      Adriana

      Excluir
  48. Adriana,boa noite!Seu blog nos contagia,dá vontade de viajar correndo.Pretendo viajar com meu namorido em set\out 13,por 3 semanas.Tem que ter Roma,Toscana,Florença,Veneza na Itália e na Alemanha,Stutgart(uma sobrinha mora lá) e a Rota Romantica,então vamos ter que ver os dias e cidades,o que vc acha? Moro em Fortaleza,e daqui tem võo direto para Roma onde pretendo chegar e retornar de Frankfurt. Agradeço sua atenção. Abs,Valéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeria,
      Está otimo o seu roteiro! Vontade de ir junto!!!
      Boa viagem!
      Abraços,
      Adriana

      Excluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. Oi,Adriana,iremos á Alemanha em julho/13, temos a intenção de locar um carro em frankfurt e entregar em
    Munique,onde ficaremos por 3 dias.
    Gostaria de saber onde é melhor retirar e devolver o veiculo,se nos aeroportos ou estações do metro.
    Parabéns pelo blog,muito interessante.
    Grtato.
    Antonio

    ResponderExcluir
  51. Olá, irei fazer essa rota agora em maio, e gostaria de seguir de insbruck a Budapeste, tem alguma dica???
    Obrigada
    Abs,
    Carmen

    ResponderExcluir
  52. Olá Adriana! Adorei seu blog!!! Agora tenho certeza de que essa será a 2ª parte da viagem que farei com meu marido em maio/2013. A 1ª parte será em Paris e depois teremos de 30/05 a 06/06 para essa 2ª parte. Pensei em pegar um voo de Paris para Frankfurt e pernoitar lá mesmo. No dia seguinte pegar o carro e começar a rota romântica, que terminaria no dia 06/06 em Munique, onde pegaríamos um voo de volta para Paris, pois o voo para o Brasil será no dia 07/06 bem cedinho. Ou vc acha que chegando em Frankfurt já devemos ir para Wurzburg no mesmo dia? Em quais cidades você acha que devemos pernoitar? Em alguma delas vc recomenda ficar mais de 1 dia? De Fussen a Munique tem alguma Autobahn? O Schloss Neuschwanstein fica no caminho para Munique?
    Em relação ao aluguel do carro, vc contratou algum seguro específico?
    Obrigada!
    Kélvia

    ResponderExcluir
  53. Olá Adriana, meu nome Eduardo, eu minha esposa estamos pegando várias dicas no seu blog, muito bom o trabalho! Estamos indo para a Alemanha agora em junho e vamos passar pela rota romântica. Vi que vc fez a rota em 3 dias que mais ou menos, o mesmo tempo que temos. Quais cidades compensam parar e visitar visto o pouco tempo que temos? Outra pergunta, nesta época compensa ir até Innsbruck?
    Desde já agradeço a atenção e parabéns pelo blog.
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  54. Oi Adriana, meu nome é Mônica e estou planejando ir com meu esposo em outubro próximo. Ainda está um pouco longe mas já estou fazendo os arranjos necessários e com toda a calma. Gostei das suas impressões sobre o passeio e gostaria de tirar uma dúvida: vou para frankfurt e lá ficarei umas 3 noites. Alugando um carro, partiremos para Munique fazendo a rota romântica. Seria possível fazê-la de forma livre, reservando o hotel na cidade em que nós quiséssemos, inclusive Munique? Volto por Frankfurt. Acho que se eu já saísse do Rio com hotel reservado em Munique talvez fosse ficar tensa por causa do check in... grata! Mônica.

    ResponderExcluir
  55. Há duas pequenas cidades na rota que não foram mencionadas, infelizmente: Rottenbuch e Wieskirch. Nessas cidades há duas igrejas, sendo a de Wieskirch Patrimônio Mundial da Unesco. A outra, Stiftkirche Mariä Geburt, em Rottenbuch, uma das mais belas do mundo. Podem conferir na internet.

    ResponderExcluir
  56. Estive na Alemanha em novembro/2013...Fizemos a Rota Romântica e gostamos demais!! E levamos conosco essas dicas do blog que nos ajudou muito.
    Conhecemos todas as cidades da Rota. Uma mais charmosa que a outra. Nos hospedamos em Wurzburg, Rothenburg ob der Tauber, Augsburg e Fussen. As cidades são muito próximas umas das outras, tanto que estando hospedados numa cidade, saíamos para conhecer a cidade vizinha e voltávamos.. e ao sairmos para a próxima hospedagem, passamos em todas as outras cidades.. e foi muito bom!!!!!... Depois de Fussen fomos para St. Moritz , Interlaken e Berna, lugares deliciosos da Suiça que valeu a pena constar de nosso roteiro, pois já estava começando a nevar e a paisagem era de tirar o fôlego, principalmente em Grindewald , com pinheiros e casinhas cobertas de neve, dando um clima especial de Natal.. Só faltou encontrarmos o Papai Noel com suas renas..rs..Depois da Suiça, voltamos para Frankfurt pela Floresta Negra da Alemanha, com cidadezinhas tb muito charmosas. Pegamos a B-500, estrada fantástica com as cores do outono... Lindo!!!!! Viagem inesquecível!!!!!

    ResponderExcluir
  57. Olá.
    Adorei o blog.
    Meu namorado e eu iremos a Berlim agora, no dia 11 de abril, de lá iremos a Dresden e então partiremos para Munique a fim de fazer a rota romântica de carro até Frankfurt. O seu roteiro fala sobre a rota no sentido Frankfurt - Munique, mas nós faremos o contrário. Neste caso, nós passaremos pelos mesmos lugares ou a rota torna-se diferente? Tem sugestões de hospedagem e alguma cidade que não vale a parada? Gostaria de saber também, se possível, como anda o clima por lá para que eu possa saber que roupas levar?

    ResponderExcluir
  58. Olá ,gostei mto do blog,pretendo ir a Alemanha partindo do Brasil dia 16 de agosto,chegando a Munique
    no dia 17 de agosto,vou voltar por Frankfurt,mas gostaria de conhecer Berlim,qual o melhor roteiro e quantos dias ficar em cada cidade.Abraços e obrigada.Mrisa

    ResponderExcluir
  59. Olá, você poderia me ajudar, me informando como faço para ir de Innsbruck para Fussen, dia 6 de janeiro. Considerando o clima, temo o percurso por conta da neve. Gostaria de saber sua opinião. Muito obrigada, Fátima

    ResponderExcluir
  60. Olá, você poderia me ajudar, me informando como faço para ir de Innsbruck para Fussen, dia 6 de janeiro. Considerando o clima, temo o percurso por conta da neve. Gostaria de saber sua opinião. Muito obrigada, Fátima

    ResponderExcluir