quinta-feira, 3 de março de 2011

Roteiros a Pé por Paris – Parte III

Rue de Rivoli, Place Vêndome, Ópera  Garnier, Galerie Lafayette, Printemps, Place de La Madeleine


A Rue du Rivoli é uma das ruas mais conhecidas e badaladas de Paris, paralela ao Jardin de Tuilleries e ao Museu do Louvre. Seu nome é uma homenagem à primeira vitória de Napoleão contra o exército austríaco na batalha de Rivoli.

Aqui encontramos várias lojas famosas e elegantes da França, e também várias pequenas lojinhas de souveniers, excelentes para quem quer comprar uma lembrancinha. A rua é bonita e as lojas ficam embaixo de grandes arcos, como os da foto abaixo.

Rue de Rivoli

Rue de Rivoli - Edouard Cortes
Vale a pena andar na rua desde o Louvre até a rua Royale, na frente da Place de La Concorde, mas confesso que meu interesse maior nessa rua se encontra no número 226, num lugar chamado Angelina.

Angelina é uma casa de chá, um grande e imponente salão freqüentado por parisienses e alguns turistas. Para os amantes de chocolate, é um paraíso: o chocolate quente é o melhor do planeta!!! Para ficar um tarde completamente light, escolha uma das várias sobremeses, doces, tortas ou bolos, como acompanhamento. É absolutamente perfeito!


Agora precisamos andar, certo? Vamos lá.

Entre à direita na próxima rua, Rue de Castiglione, e siga até a Place Vêndome.


Com várias joalherias, o famoso Hotel Ritz, uma coluna romana ao centro, é considerado um local extremamente sofisticado em Paris. Realmente é um lugar clássico, mas teimo em dizer que algumas praças européias carecem de cor, de umas árvorezinhas...


Continuando nessa mesma rua, chegamos na Ópera Garnier.

Ópera Garnier vista da Galerie Lafayette
Quando fui com minha mãe, minha sogra e minha tia para Paris, levei-as para ver uma apresentação de balé (tem apresentações de balé e ópera). O prédio é luxuoso e o espetáculo foi fantástico.

Apesar da foto abaixo mostrar a casa ainda vazia, lotou completamente. Então eu aconselho a comprar com os bilhetes com um pouco de antecedência, se você realmente quer assistir uma apresentação. Eu comprei os meus com uma semana de antecedência, ainda tinha uns 20% de ingressos a venda, mas os meus foram os últimos 4 ingressos juntos.


Vou contar um detalhe importante.

Essa viagem estava inicialmente planejada para a semana em que explodiu o maldito vulcão na Islândia e eu fiquei no meio daquelas desoladas pessoas que não conseguiram embarcar (não riam... foi um dos dias mais tristes da minha vida). Apesar da frustração e desolação absurda de ver seu vôo cancelado, remarquei a viagem para apenas uma semana depois e deu tudo mais do que certo: vôo, hotel, seguro viagem, uma semana de sol maravilhosa.

Apenas uma coisinha não funcionou: devolver os bilhetes da Ópera. Eles avisam no site, na hora que você vai comprar, que não tem devolução do ingresso e, posso garantir, não tem exceção mesmo. Liguei, escrevi um email mega educado, em francês, explicando toda a situação, mas não teve jeito. Como já tinha criado a expectativa nas minhas meninas, joguei para prejuízo, comprei outros ingressos e fomos muito felizes para nosso balé.

Umas compras agora?

Galerie Lafayette – famosérrima loja de departamento, reúne em um mesmo lugar lojas de roupa, perfumes, produtos de beleza, bijouterias e diversos objetos de decoração. Normalmente os preços não são nada acessíveis, mas já consegui comprar perfume e algumas bijouterias.


Vale o passeio e vale a vista do terraço. Não perco nenhuma oportunidade para ver Paris do alto, então vá até o último piso e suba no terraço. Tem uma vista fantástica da Torre Eiffel, da Sacre Couer, da Ópera Garnier e da cidade em geral.

Terraço da Galerie Lafayette
Printemps – outra famosa loja de departamento, praticamente colada na Lafayette. Mesmas observações, com o detalhe de ter uma Ladurée no 1o. Piso!

Vamos andar um pouco mais, virando à esquerda na Rue Tronchet até chegar na bela Place de la Madeleine, onde se destaca a Église de la Madeleine.

Fonte Wikipedia
Na praça ainda se encontra uma das filiais da patisserie e boulangerie Fauchon. Um templo da gula, com chás, cafés, doces, croissants, geléias.

Patisserie Fauchon
Dica final que vai depender muito da sorte. Saindo da Place de la Madeleine, andamos um pouco minha mãe e eu, pelo Boulevard des Italiens. Encontramos alguns camelôs vendendo lenços por 1 euro! Claro que a qualidade não é de uma Hermès, mas por eram lindos, ainda mais por esse preço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário