segunda-feira, 16 de maio de 2011

Roteiro de Viagem - Escandinávia

Um erro que muita gente comete ao ir para a Europa é não considerar o tempo de translado entre um lugar e outro.

Como todos os países são de fácil acesso por trem ou mesmo por avião, ficamos com a falsa impressão de que tudo é perto. Não é, e muitas vezes levamos mais de 6 horas entre um lugar e outro.

Por isso, quando digo aqui que fiquei 2 dias e meio em uma cidade, é porque fiquei mesmo. E provavelmente a outra metade do dia gastei em translado.

Roteiro Escandinávia + Berlin

Copenhagen - 2 dias e meio
Oslo - 2 dias e meio
Bergen - 1 dia
Stavanger - 2 dias
Estocolmo - 2 dias e meio
Berlin - 4 dias

Claro que minha vontade era ficar muito mais em cada lugar, mas com esse número de dias é possível conhecer razoavelmente cada uma das cidades.

Se eu tivesse mais 3 dias, gastaria em Oslo, Estocolmo e Berlin, nessa ordem. Acho que para Copenhagen, Bergen e Stavanger o número de dias ficou de bom tamanho.

E se eu tivesse mais alguns dias, tentaria conhecer alguma outra cidade na região.

Translado

Copenhagen a Oslo: carro

Entre pegar o carro, chegar em Oslo e devolver o carro foram aproximadamente 7 horas. Adorei fazer essa viagem, por passar na fabulosa ponte Øresund, que separa a Dinamarca da Suécia, por cruzar 3 países num único dia, pela liberdade de parar onde eu queria e por amar viagens de carro.

Oslo a Bergen: de trem
Aproximadente 7 horas. Paguei um pouco mais para ir no vagão mais espaçoso, e como a viagem é longa, valeu a pena. A paisagem é espetacular, o trem é muito bom. Acho que a viagem de carro seria um pouco cansativa, já que boa parte da estrada é subida com pista simples, com limite de velocidade baixo.

Bergen a Stavanger: de ferry
Aproximadamente 4 horas. Vista espetacular! Faria esse trecho um milhão de vezes!!!

Stavanger a Estocolmo: de avião
Aproximadamente 1 hora. Adoraria fazer essa viagem de carro, com calma, mas é bem longe e eu não tinha esse tempo todo.
A desvantagem é que o avião é pequeno e tive de pagar excesso de bagagem.

Estocolmo a Berlim: de avião
Aproximadamente 1 hora. De novo, foi a opção mais rápida. Mesmo avião pequeno do trecho anterior, excesso de bagagem de novo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário