sábado, 11 de junho de 2011

Praças e Fontes de Roma – Parte II

Piazza di Spagna

É uma das praças mais espaçosas e conhecidas de Roma. Ponto de encontro de romanos e turistas, deve o nome à embaixada da Espanha, que se situa aqui. 

O maior destaque é a escadaria Trinidade do Monte, ou Scalinata di Trinità dei Monti. Não hesite, suba! No alto da escadaria tem-se uma vista espetacular de Roma, e podemos passar vários minutos contemplando os contornos dessa cidade tão fantástica.


No alto da escadaria tem uma pequena igreja francesa Trinità dei Monti, construída em 1502 pelo Rei Louis XII.

Voltando à praça, temos a Fontana della Barcaccia. Diz a lenda que foi construída pra representar uma barca que, no Natal de 1598, foi encontrada submersa pelo rio Tibre. Os mais práticos, no entanto, apenas contam que o artista assim a fez como solução a problema técnico: a pressão hídrica era muito fraca para construir uma fonte mais alta e uma barca navegando em condições normais.


Piazza della Republica

A Piazza della Repubblica, perto da Stazione Termini, é uma bela praça de formato de semi-círculo. É palco de grandes manifestações, como as recentes contra Berlusconi.
No centro da praça, encontra-se a bela Fontana delle Naiadi, ou Fonte das Náiades, ninfas aquáticas com poderes de cura e de profecia.
Na bela obra de Mario Rutelli, quatro náiades representam as ninfas dos lagos, dos rios, dos oceanos e das águas subterrâneas. No centro estão um grupo de Glaucos, simbolizando o domínio do homem sobre as forças da natureza.

Piazza del Popolo

Piazza del Popolo é uma bela praça de formato oval, marcada por um imponente obelisco egípcio no centro. Nos dois lados da praça, estão as igrejas gêmeas de Santa Maria dei Marcoli e a de Montesanto, além da igreja de Santa Maria del Popolo.
A praça está hoje situada onde antigamente esteve a porta norte de Roma, que delimitava a cidade e servia de entrada oficial de Roma.
A praça é um ponto de encontro freqüente para os romanos e conta com diversas cafeterias e lojas, formando um local ideial para a realização de concertos ao ar livre e eventos políticos.

Numa das extremidades da praça tem uma pequena colina, por onde é possível subir e ter outra bela vista de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário