domingo, 14 de agosto de 2011

Turismo consciente

Essa semana a Alemanha lembrou 50 anos da construção do Muro de Berlim, e eu passei a semana lendo todos os artigos possíveis a respeito.

Quem leu meu post sobre Berlim (Expectativas e Impressões de Berlin), viu o quanto eu fiquei encantada com a cidade. Berlim é uma cidade viva e vibrante, em construção e reconstrução, batalhando para atingir o delicado equilíbrio de não esquecer o passado, viver o presente e ansiar pelo futuro.

Devorei todos os artigos que vi com a curiosidade de entender um pouco mais o impacto da existência do Muro na vida dos berlinenses. 

Um dos que mais me chamou a atenção foi publicado hoje, 14/08/2011, no jornal Estado de São Paulo, "Muro de Berlim afunda em Disney da Guerra Fria", do repórter Frank Hornig.

O artigo fala sobre a discussão em torno da melhor maneira para explorar o potencial turístico do Muro e polêmica gerada por quem pensa na exploração máxima e por quem quer uma alternativa mais consciente.

Enquanto alguns comerciantes comemoram os lucros trazidos por simular o passado para turistas afoitos, outros alegam que a presença de pessoas fardadas como os guardas da antiga força policial alemã oriental, cobrando para tirar fotos junto a turistas, deixam Berlim com uma cara de Disneylândia da Guerra Fria.

Há ainda os mais sérios, que consideram esses falsos guardas como uma ofensa pessoal às vítimas da ditatura alemã oriental, que os encontram quando circulam pelas ruas da cidade.

Uma vertente ainda acredita que o turista adoraria ver o Muro reconstruído, para ter uma experiência mais realista do que foi aquele período. E querem a reconstrução de alguns trechos do Muro e também de alguns dos antigos postos da guarda da fronteira.

O artigo diz que políticos e conservadores do patrimônio estão discutindo seriamente a transformação pela qual passa Berlim, hoje a terceira cidade mais visitada da Europa, perdendo apenas para Paris e Londres, tendo superado Roma, e uma melhor relação entre o turismo e a sua história.

Para desespero dos comerciantes e empresários mais ansiosos, o Governo está demorando para autorizar novos projetos de turismo.

Lendo o artigo, fiquei pensando nas pessoas que viveram esse período da existência do Muro e sentiram na pele todos os seus efeitos. E na horda de turistas que chegam diariamente em Berlim, preocupada apenas em percorrer a cidade, tirar fotos em pontos importantes, rindo de representações do passado como se fosse tudo uma grande comédia.

Vivemos numa época de grande consumismo e fácil acesso a tudo. As viagens se tornaram infinitamente acessíveis, para nós brasileiros ainda divididas muitas vezes "em 12 parcelas sem juros".

Isso é uma ótima notícia, claro. Eu mesma não conseguiria viajar tanto se os preços não tivessem baixados.

O único ponto é que precisamos nos inserir nos lugares visitados sem estragar o próprio lugar, respeitando sua cultura e sua história.

Nunca gostei de tirar foto apenas por tirar, de visitar marcos famosos como se estivesse apenas percorrendo uma lista de "coisas a ver".

Gosto de ler a história do país e da cidade que visito. Gasto um tempo danado, e prazeroso, aprendendo quem foi a pessoa que deu nome àquela rua, o porquê daquele monumento. Onde a população local gosta de passear, de comer, de comprar.

E por fim, descobrir como eu me sinto nessa cidade, qual é o meu lugar favorito para comer, descansar, ler um livro.

Não quero ir numa cidade apenas para preencher uma lista. Não quero ser apenas uma turista que tira fotos para mostrar aos amigos depois.

Quero mais ser um morador temporário, um visitante que veio trocar experiências, aprender uma cultura nova, hábitos diferentes dos seus. Alguém que respeite o lugar, sua história e seus cidadãos.

Alguém que tente interferir o mínimo possível na vida dos habitantes daquele lugar.

Um turismo consciente, a exemplo do hoje já famoso desenvolvimento sustentável, que propõe um crescimento industrial em equilíbrio com o meio ambiente.

3 comentários:

  1. Dri, você é demais!! Já tinha lido todos os seus posta de Alemanha e hj pouco mais de uma semana antes de viajar resolvi dar uma olhada novamente!Nao vejo a hora de chegar! Vamoa lembrar de vcs! Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Oi Re!
      Obrigada!!! Agora eu to é com vontade de ir junto :)
      beijos,
      Dri

      Excluir