domingo, 20 de novembro de 2011

Parc Güell - Barcelona



Aproveitando que estávamos de carro – tínhamos vindo de Carcassonne - e o devolveríamos apenas no final do dia, resolvemos visitar os dois lugares mais longes do hotel que ficamos: o Parc Güell e o Clube do Barcelona.

O Parc Güell é uma das mais freqüentes paisagens de Barcelona mostradas em fotos e propagandas turísticas da cidade, representado principalmente pelo dragão em mosaico da foto abaixo:


Belíssimo parque, é uma das maiores obras que Antonio Gaudí – famoso arquiteto catalão – deixou espalhadas por toda Barcelona. Foi construído entre 1900 e 1914, por encomenda de Eusebi Güell.

O parque é especial, um lugar que realmente traz paz e calma, e atrai não apenas turistas, mas também moradores, que vão descansar, ler ou correr pelas suas trilhas.

Logo na entrada do parque temos uma amostra do que vamos encontrar. Além da escadaria de entrada com a famosa fonte em forma de dragão, possui duas construções detalhadamente ornamentadas com formas curvas, e telhados nada comuns.


Subindo as escadas, passamos pela "Área das 100 Colunas", espaço onde artistas se apresentam em shows amadores de mágica ou instrumentos musicais.

Esse espaço, na verdade, serve como sustentação do que elegi como o meu lugar preferido: um espaçoso terraço onde podemos descansar e de onde podemos apreciar Barcelona do alto. Como o parque se situa numa parte alta da cidade, tem uma vista mais do que privilegiada de Barcelona.


Não sei do que eu gostei mais: da vista espetacular, do espaço amplo que abriga bem a quantidade absurda de pessoas ou do cuidado com que foi planejado e construído, aparente em todos os detalhes presentes.


O terraço é contornado por bancos em formato sinuoso, decorados com mosaicos. O formato sinuoso permite que as pessoas se sentem mais inclinadas uma às outras, não apenas lado a lado. E do lado de fora, mais mosaicos e pequenas gárgulas.

Eu li que Gaudí queria que suas obras se integrassem à paisagem do parque. Passeando pelo parque, podemos ver claramente que ele atingiu seu objetivo. Apesar de deixar sua marca característica em todas as obras – formas curvas e mosaicos – algumas obras parecem ter nascido do solo.

É um lugar extraordinário! 

Comecei a gostar de Barcelona e de Gaudi aqui.

2 comentários:

  1. Adorei o roteiro de 4 dias! Vou me basear nele a partir de amanhã qdo chegar em Barcelona! ler seu texto me deixou mais entusiasmada!! :D

    ResponderExcluir