sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Tour Camp Nou - Barcelona Futebol Clube

Mais que um Clube - em catalão
Infelizmente para meu marido, os jogos do campeonato europeu e espanhol já tinham acabado quando viajamos para a Espanha. Pelo que eu vi procurando os ingressos – porque de futebol eu não entendo nada mesmo – a temporada acaba no final de maio, e viajamos no final de junho, chegando em Barcelona apenas em julho.

De qualquer maneira, depois do debut no tour no campo do Real Madrid – veja meu post Um Tour pelo Santiago Bernabeu - fomos fazer o Tour Camp Nou, o campo oficial do Barcelona Futebol Clube.

Segue abaixo o depoimento de uma pessoa – euzinha – que não assiste e não gosta de jogo nem na Copa do Mundo.

Como ainda estávamos de carrro, colocamos o endereço no GPS e fomos seguindo obedientemente as ordens. Foi surpreendentemente fácil estacionar, achamos uma vaga na frente do estádio.

Logo que atravessamos a avenida, vi uma quantidade absurda de gente. Pensei que estava acontecendo algum evento, mas logo vi que era apenas pessoas comprando ingresso para o tour.

No Real Madrid, tinha bastante gente fazendo o tour, mas aqui a quantidade estava infinitamente maior. Por isso, perguntei ao meu marido se o Barcelona era muito melhor que o Real Madrid. Ele, que não se espanta mais com esse tipo de pergunta da minha parte, me explicou pacientemente que o Barcelona no momento é considerado um dos melhores times do mundo, que os jogos são bonitos demais, que as jogadas do Messi são fantásticas.

Achei o tour de Real Madrid mais organizado, mas a euforia pelo Barcelona FC era nitidamente muito maior: crianças em êxtase, olhando para todos os cantos desesperadamente como se não pudessem perder nada, trombando com adultos que não se lembravam mais que eram adultos.

Confesso que num primeiro momento, achei meio triste visitar um estádio de futebol. Na minha cabecinha iniciante, o estádio é secundário, o importante é o jogo.

Depois do tour no Real Madrid e no Barcelona FC, aprendi que vale sim a pena. Eu que não gosto de futebol, fiquei encantada com tudo. Num esforço de tentar ser racional, os motivos:
  1. Tudo é muito organizado. Mesmo no Barcelona FC, com aquele absurdo de gente, todas as filas fluem rápido.
  2. O estádio é um museu do clube, e toda a história e muito bem guardada e contada. A primeira camiseta, os troféus, os campeonatos ganhos. Além de muito moderno, com painéis interativos onde você escolhe o que quer ver: os gols mais bonitos, jogos ganhos, nome de jogadores. 
  3. O estádio é moderno, bonito e diferente – para melhor – dos estádios brasileiros (na palavra do meu marido e de todas as crianças e adultos-crianças lá presentes);
  4. Nitidamente, para quem gosta muito, é um parque de diversões. Os mais fanáticos vão tendo pequenos ataques do coração: “cara, é aqui que senta a imprensa”; “olha a visão que os caras tem!”; “olha o banco de reserva!!!”.
  5. No final, claro, termina na loja do clube, com camisetas e tudo o mais que você puder imaginar. 
Uma coisa que eu achei interessante e que mostra a riqueza do time: a camiseta do Barcelona não tem propaganda. Na verdade, tem uma, da Unicef, mas o Barcelona doa dinheiro para a Unicef e não recebe dela para mostrar o seu símbolo.

p.s. Site do Clube, onde é possível comprar os ingressos para os jogos direto pela Internet:

Um comentário:

  1. Gostaria de saber o valor do ingresso para visitar o estadio

    ResponderExcluir