sábado, 28 de janeiro de 2012

Roteiro em Roma I

2.5 km: A)Le Quatto Fontane - B)Palazzo Barberini - C)Piazza di Spagna - Via Condotti - D)Ara Pacis - E)Piazza del Popolo

Le Quattro Fontane

Nosso roteiro começa no cruzamento da Via delle Quattro Fontane com a Via del Quirinale. Em cada uma das esquinas desse cruzamento – as duas avenidas foram abertas no final do século XVI – foi construída uma fonte e a estátua de uma divindade, fontes que seriam originalmente abastecidas pelo aqueduto Aqua Felice.

As duas divindades femininas representam as deusas Juno e Diana, e as duas divindades masculinas representam os deuses do rio Tibre e rio Arno.




Palazzo Barberini

Seguindo na Via delle Quattro Fontane, chegamos no Palazzo Barberini, que pertenceu a família Barberini. O palazzo foi inicialmente construído por Carlo Maderno, e terminado por Bernini e Borromini após a sua morte.

Hoje abriga a Galleria Nazionale di Arte Antica, com algumas obras importantes como La Fornerina, atribuída a Rafael, e Decapitação Judith Holofernes, do Caravaggio.


Piazza di Spagna

A chegada na Piazza di Spagna se dá pelo alto da escadaria Dei Trinità dei Monti, e parece um set de um filme antigo, com palmeiras e casas em tons alaranjados e rosados. É, sem dúvida, a praça mais charmosa de Roma.



Dali podemos ver a escadaria repleta de gente e, no horizonte, os terraços dos belos edifícios e casas e ao longe a cúpula da Basílica de São Pedro.


No alto da escadaria, temos a igreja de Trinità dei Monti, fundada pelos franceses em 1502. Vale a pena conhecer a igreja, que possui um magnífico afresco feito por Daniele da Volterra, discípulo de Michelangelo.

E perca, ou melhor, ganhe, vários minutos na frente da igreja, numa das mais belas vistas de Roma.

Descendo a escadaria, no centro da Piazza, fica a Fontana della Barcaccia, construída por Bernini. Essa fonte tem um formato de um barco afundando e, para mim, está entre as mais diferentes e bonitas fontes de Roma.


Via Condotti

Desça a Via Condotti, a mais importante e famosa rua de lojas de grife de Roma. Talvez a tentação seja grande, mas não pare agora. Ainda temos muito para andar. Ah! Um detalhe importante se quiser fazer uma pausa para um café: na via Condotti no. 86 está o Caffé Greco, fundado em 1760.

Pausa para almoçar?

Desça a Via Condotti, virando a direita na Via del Corso. Logo após a Igreja Santi Ambroglio e Carlo al Corso, vire a esquerda.

Aqui, na Piazza Augusto Imperatore no. 30, fica o Restaurante Alfredo, em teoria o criador do famoso Fetuttine Alfredo. Esse eu não experimentei, mas um amigo meu foi e gostou.

E na Piazza Augusto Imperatore no. 8, temos o restaurante Il Gusto. Esse sim eu posso recomendar com conhecimento de causa.

Ara Pacis

Muito perto dos dois restaurantes acima, Ara Pacis é um monumento erguido em 9 a.C., para celebrar a paz conquistada após o grande período de guerras civis e externas que Roma enfrentou após o assassinato de Julio Cesar. O monumento foi encomendado pelo Imperador Augusto, e aprovado pelo senado romano.


Todas as paredes são decoradas com mármore carrara, com relevos que mostram a família do imperador e algumas de suas principais conquistas, além de esculturas representando cenas da mitologia romana.

Um edifício de vidro, projetado pelo arquiteto Richard Meier em 1999, protege o monumento original.

Piazza del Popolo

Saindo do monumento Ara Pacis, seguindo pela Via di Ripetta, chega-se a esta ampla praça em formato oval, palco de shows e eventos públicos em Roma.

Na praça temos a Porta del Popolo, uma das portas de entrada da cidade antiga, para quem vinha da estrada que ligava Roma à Costa Adriática.
Ao lado da Porta, temos a Igreja Santa Maria del Popolo - essa para mim é uma das mais belas igrejas de Roma e uma das que mais merecem uma visita. No interior, encontram-se duas obras primas de Caravaggio - A Crucificação de São Pedro e a Conversão de São Paulo – e a capela Chigi, projetada por Rafael. 
A Conversão de São Paulo - Caravaggio

A Crucificação de Pedro - Caravaggio
Duas igrejas gêmeas se situam no final da Via del Corso, Santa Maria dei Miracoli e Santa Maria in Montesanto.
As igrejas gêmeas vistas através da Porta del Popolo
o centro, fica o obelisco de mais de 3 mil anos, trazido a Roma pelo imperador Augusto depois da conquista do Egito.


E atrás da praça, ficam os jardins da Villa Borghese. Subindo a rua, temos mais uma bela vista de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário